segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Vitória da perseverança




Bom dia pessoal, tudo bem?

Espero que estejam gostando do Blog do Devedor. Tenham certeza de que a motivação para criação deste Blog veio de experiências pessoais. E hoje vou contar uma destas experiências.
Esta história ocorreu em 2005, mas continua atual. Nada mudou no sistema bancário. Na verdade, piorou.
Quando casei, peguei dinheiro no banco para terminar a reforma do meu apartamento, comprar alguns móveis e algumas coisas necessárias para minha casa.
Segui a máxima de que “Quem casa, quer casa”.
Logo depois de já ter pago 2 prestações do CDC, pintou uma grana e eu consegui quitar 60% do saldo devedor. Optei por quitar as parcelas de número 3 até a 20. Havia parcelado em 36 meses.
Como vocês devem saber, sempre que você adianta pagamentos em um contrato de Crédito Direto ao Consumidor- CDC, você tem direito ao desconto de juros pelo período antecipado.
Ocorre que eu discordei da forma como este desconto era feito. Entrei com um processo administrativo contra o banco, e nada.
Ingressei com uma ação no JEC – Juizado de Pequenas Causas. Mas como não cabe perícia no JEC, tão pouco tinha dinheiro para pagar a Justiça Comum e um perito que atestasse que minha reclamação era válida, fiquei a ver navios.
Ocorre que quando eu estava na antessala esperando a decisão do Juiz, conversei com o preposto do banco, que me deixou surpreso com sua afirmação.
Me disse que o banco só faz acordo com inadimplentes, pois sobre estes incorrem custo de cobrança, ou seja despesas que o banco tem para receber sua grana, e sempre é interessante para o banco receber o quanto antes. Como eu era adimplente, não iria conseguir nada.
2 anos depois, quando a parcela 21 já era devida,(se lembrem que antecipei) e um imprevisto comprometeu meu fluxo de caixa, não pude pagar a parcela e me tornei inadimplente.
Deste momento em diante, não paguei mais nenhuma parcela. Choviam telefonemas, ameaças, e o passo seguinte foi a inclusão no Serasa.
Como o fato de estar incluído no Serasa em nada me afetava, pois estava empregado e com todas as linhas de crédito necessárias já no bolso, pude ficar tranqüilo e aguardar o melhor momento.
Sangue frio é fundamental nestas horas.
Em um destes telefonemas, recebi contato do gerente da minha conta corrente. Fiz novamente a ele uma proposta de quitação que representava 40% do que eles estavam me cobrando.
Na época me contou que não podia alcançar este valor, mas que iria continuar tentando.10 dias após o último contato, o mesmo gerente me telefonou, pasmem, me dizendo que o banco havia aceitado minha proposta.
Como eu já estava guardando o dinheiro para este fim, quitei o débito.
É óbvio que esta novela durou 2 anos, mas com paciência consegui meu objetivo.
Esta é uma prova de que tudo o que falo com vocês aqui é verdade.

Aprendam!!!!

O BANCO QUER RECEBER E VOCÊ QUER PAGAR. O QUE FALTA É A CONDIÇÃO PARA ESTE PAGAMENTO.
A PACIÊNCIA, SANGUE FRIO E PERSEVERANÇA TE LEVAM ATÉ O SUCESSO.

Boa semana a todos.

Rui

Nenhum comentário:

Postar um comentário